sábado, 19 de junho de 2010

Os Conflitos Adolescentes

Por que os adultos só criticam os adolescentes? Será que eles não lembram do tempo em que tinham a nossa idade? Eu acho que eles só vêem os erros dos jovens, e nunca param pra pensar nas qualidades e valores que eles tem, por isso os adultos sempre dizem que estão com a razão. Mas nem sempre é assim. Acontece que eles pensam que sempre estão certos, por serem mais velhos e terem mais experiência de vida. E muitas vezes por isso, não tem nem a capacidade de parar e ouvir o que o adolescente tem a dizer, o que é mais revoltante.
Na minha opinião, o papel dos pais é dar conselhos e orientar os filhos de acordo com o que eles pensam, mas eles não tem o direito de mandar nos atos do adolescente. Isso é uma escolha dele mesmo, se ele acha certa a orientação do responsável. Infelizmente, hoje em dia é muito difícil encontrar um adolescente que tenha a mesma opinião de um adulto, já que a adolescência, é uma fase em que todos gostam de aproveitar ao máximo, e muitas vezes não pensam nas conseqüências. Nesse caso, eu concordo com os adultos, a responsabilidade é uma demonstração de que merece a confiança dos pais. Mas pensando bem, após a adolescência, todos deverão ser responsáveis. Então por que não podemos ter um “pouquinho” de irresponsabilidade em algumas coisas? Não digo entrar para o mundo das drogas, sexo e rock’n roll. Me refiro que não há motivos de conflito caso ocorra um esquecimento de ligar para dar algum recado, por exemplo. Por que sempre temos que ligar e dizer o que estamos fazendo, onde e com quem estamos? Cadê a liberdade? Muitos pais usam como desculpa o fato da violência no mundo. Até posso concordar, mas geralmente a desculpa é usada com um certo exagero. Temos que aprender a lidar com o mundo, para nos tornar responsáveis. E para isso, precisamos de um pouquinho de espaço para viver, e enfrentar o dia a dia. Se os pais prenderem demais os filhos, futuramente acredito que ele sofrerá bem mais, pois será tudo novo pra eles.
Infelizmente, não consigo mais encontrar famílias sem conflito em casa. Pais e filhos sempre discutem, devido a opiniões diferentes. Na verdade, não seria tão complicado se cada um ouvisse o que cada um tem a dizer, e entrassem num acordo. Mas dificilmente isso ocorre, é muito difícil também para o adolescente aceitar qualquer tipo de acordo que os pais oferecem.
Bom, o que posso dizer de tudo isso, é que a palavra chave é “lutar”, ou seja: você, adolescente, vai enfrentar muitos conflitos por vários motivos, faça o que achar certo, e nunca se deixe influenciar. Procure demonstrar confiança aos pais, e lute pelo que quer. Diga a eles o que deseja, lute pelos seus objetivos com ou sem o apoio deles. Um dia eles irão reconhecer seu valor. Quanto aos conflitos, não tenha medo de dar a sua opinião, a discussão é fato. Todos tem direito de discordar! Fale, e ouça também. E seja feliz.

P.S: Texto desenvolvido p/ trabalho de colégio (:

Um comentário:

Anônimo disse...

eu coloquei minha opinião pro meu pai disse que minha vida ta virada no alho que uso drogas to gravida e ta tudo de boa porque entramos em um acordo HAHAHAHAHAHAHAH brincadeira bruninha ficou bem legal gostei .
by brenda